
Carta reúne nomes de seis estados e tenta ampliar adesões à candidatura do ex-governador de Goiás à Presidência nas eleições de 2026
Um grupo formado por 12 lideranças do MDB declarou apoio à candidatura de Ronaldo Caiado (PSD) à Presidência da República. A adesão foi formalizada em carta divulgada nesta quarta-feira (2/9), com assinaturas de representantes de Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Roraima.
O movimento ocorre após o MDB decidir não apoiar oficialmente nenhum presidenciável no primeiro turno das eleições de 2026. A posição de neutralidade, aprovada na convenção nacional da legenda, liberou os diretórios estaduais e filiados para escolherem seus candidatos.
Entre os signatários estão o governador de Goiás, Daniel Vilela; os ex-senadores Pedro Simon e Romero Jucá; o ex-ministro Carlos Marun; e dirigentes e ex-parlamentares de diferentes regiões do país.
Na carta, o grupo destaca a experiência política e administrativa de Caiado e afirma que as posições do candidato se aproximam das bandeiras defendidas pelo MDB.
“Caiado tem vida política absolutamente proba e é um experiente e bem-sucedido gestor público”, diz um trecho do documento.
Os emedebistas também citam compromissos com o desenvolvimento econômico, a redução das desigualdades, a democracia e uma política externa voltada aos interesses nacionais. Ao final, convidam outros filiados a aderirem ao movimento e defendem uma alternativa à polarização política do país.
Presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela já havia declarado apoio a Caiado e participou da convenção do PSD que oficializou a candidatura presidencial do ex-governador. Daniel foi vice de Caiado e assumiu o Governo de Goiás após a saída do então governador para disputar o Palácio do Planalto.
Além de Daniel Vilela, também assinam a carta Carlos Chiodini (SC); Carlos Marun (MS); Gabriel Souza (RS); Lelo Coimbra (ES); Márcio Biolchi (RS); Pedro Simon (RS); Ronaldo Benedet (SC); Romero Jucá (RR); Sérgio Etchegoyen (RS); Tiago Simon (RS); e Waldemir Moka (MS).
Confira a íntegra da carta:
Prezados MDBistas,
Em consonância com a decisão da Direção Nacional do Partido que liberou as Direções Regionais e os filiados a apoiarem livremente os candidatos que considerarem mais adequados nestas eleições presidenciais, nós, abaixo assinados, decidimos nos mobilizar em apoio à candidatura de Ronaldo Caiado no citado pleito.
Caiado tem vida política absolutamente proba e é um experiente e bem-sucedido gestor público. Foi por muitos anos um congressista relevante e governou Goiás por dois mandatos vitoriosos, tendo chegado ao exercício destas funções sempre pelo voto popular.
É um democrata experiente e honesto, cujo pensamento político em muito se equivale ao do nosso MDB, tendo compromisso com a retomada do desenvolvimento, a redução das desigualdades, a política externa voltada aos interesses nacionais e a valorização da Democracia.
Assim sendo, convidamos os correligionários e correligionárias a estarem conosco nesta luta. Se pensas como nós, faças contato conosco através da correligionária GIL (wzap (67) 99208-5965) para juntos afastarmos nosso País desta bipolarização que tanto nos infelicita.
Viva o Brasil!
Carlos Chiodini (SC)
Carlos Marun (MS)
Daniel Vilela (GO)
Gabriel Souza (RS)
Lelo Coimbra (ES)
Márcio Biolchi (RS)
Pedro Simon (RS)
Ronaldo Benedet (SC)
Romero Jucá (RR)
Sérgio Etchegoyen (RS)
Tiago Simon (RS)
Waldemir Moka (MS)


























