Início Cidades Novo Centro de Recuperação PATA amplia cuidados com cães e gatos em...

Novo Centro de Recuperação PATA amplia cuidados com cães e gatos em Aparecida

Prefeito Leandro Vilela, primeira-dama Lana Bezerra, secretária do Meio Ambiente, Pollyana Borges, e autoridades descerram placa de inauguração do novo espaço – (Foto Rodrigo Estrela/Secom Aparecida)

Espaço reforça política pública idealizada pela primeira-dama Lana Bezerra e é dedicado à recuperação e encaminhamento de animais castrados, especialmente os que vivem na rua

A prefeitura de Aparecida de Goiânia possui agora um novo espaço dedicado ao cuidado, recuperação e encaminhamento de animais, especialmente os que se encontram em situação de rua.

O Centro de Recuperação PATA foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (23/3) pelo prefeito Leandro Vilela, pela primeira-dama Lana Bezerra, idealizadora do programa, pela secretária do Meio Ambiente Pollyana Borges, equipe do PATA e vereadores.

A nova estrutura representa avanço significativo na política pública de bem-estar animal do município e fortalece o Programa de Atenção e Tratamento Animal (PATA), que em apenas 10 meses de existência já contabiliza 4 mil castrações gratuitas de cães e gatos.

Durante a solenidade, Leandro Vilela destacou a transformação promovida pela gestão na área de proteção animal, ressaltando que, antes da implantação do programa, não havia uma política organizada no município.

“Hoje, Aparecida tem uma política pública de proteção animal que é referência, e isso só foi possível graças a um trabalho coletivo, com destaque especial para a primeira-dama Lana Bezerra, que idealizou esse projeto com muita sensibilidade e dedicação”, afirmou o prefeito Leandro/p Vilela.

O prefeito também enfatizou o caráter voluntário do trabalho da primeira-dama. “A Lana se dedica de forma incansável, e isso faz toda a diferença. É um exemplo de cuidado com a cidade e com as pessoas, porque cuidar dos animais também é cuidar da saúde pública e do meio ambiente”.

Concretização de um sonho

Emocionada, a primeira-dama Lana Bezerra destacou que a inauguração do Centro de Recuperação PATA representa a concretização de um sonho construído com muito empenho e amor à causa animal.

“É um motivo de muito orgulho para mim. Esse é um trabalho que faço de forma voluntária, com o coração. Ver esse espaço pronto, funcionando e mudando a realidade de tantos animais e famílias é algo que me emociona profundamente. Cada vida que conseguimos transformar aqui faz tudo valer a pena”, declarou.

Lana também reforçou a importância da conscientização da população sobre a adoção responsável e o cuidado com os animais. “Esse projeto vai além da estrutura física. Ele representa uma mudança de cultura, de olhar, de respeito aos animais”, acrescentou.

Avanços estruturais

A secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, destacou os avanços estruturais proporcionados pelo novo espaço. “Com os 22 módulos de pré e pós-operatório, conseguimos oferecer mais segurança nos procedimentos, melhor recuperação e um atendimento mais humanizado. É um salto de qualidade na forma como o município cuida dos animais”, pontuou.

Novo espaço conta com 22 módulos de pré e pós-operatório e oferecem atendimento mais humanizado – (Foto Rodrigo Estrela/Secom Aparecida)

Entre os diferenciais da nova estrutura estão a microchipagem dos animais, que permite identificação permanente, e o uso de coleiras refletivas com QR Code, que direcionam diretamente para o WhatsApp de adoção com a mensagem “me adote”, ampliando a visibilidade dos animais e reduzindo riscos de acidentes.

Além disso, os pets atendidos passam a ser cadastrados em um site de adoção, facilitando o contato com possíveis tutores. O programa também segue promovendo ações itinerantes, como o “PATA Mais Perto de Você”, e eventos de adoção responsável, ampliando o acesso da população aos serviços.

Outro destaque da iniciativa é o modelo de financiamento, baseado em recursos provenientes de multas ambientais e doações da iniciativa privada, transformando penalidades em investimentos diretos em saúde pública, proteção animal e bem-estar.

Presenças

Prestigiaram a inauguração o Dr. Euler de Moraes, representando o Governo Estadual; a delegada de proteção animal Dra. Simelli Lemes (GPA/Dema-GO); o promotor de Justiça Márcio Nascimento; vereadores dos municípios de Guapó, Jataí e Aragoiânia; o deputado estadual Veter Martins; o presidente da Câmara Municipal de Aparecida, Gilsão Meu Povo; e os vereadores Rogério Almeida, Ataídes Neguinho, Almeidinha, Edinho Carvalho, Professor Clusemar, Dieyme Vasconcelos, Roberto Chaveiro, Bi Dourado, Rosinaldo Boy e Tatá Teixeira, além de secretários municipais, autoridades e servidores.

Como castrar

O agendamento para castração de cães e gatos pelo PATA deve ser feito exclusivamente pelo site pata.aparecida.go.gov.br/home. O tutor realiza um cadastro único e, conforme a disponibilidade de vagas, pode inserir os dados do animal.

É necessário informar o SinPatinhas (emitido pelo gov.br) e apresentar RG, comprovante de endereço e CadÚnico – exigido apenas para tutores particulares. Protetores independentes e ONGs estão isentos dessa exigência.

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui