
Grupo criminoso especializado no golpe do falso advogado é do Ceará e atua em todo o Brasil
A Polícia Civil de Goiás, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Polícia Civil do Ceará, realizou nesta quarta-feira (29/4), nas cidades de Fortaleza, Caucaia e Pacatuba, ambas no Ceará, a Operação “Falso Defensor” visando desarticular grupo criminoso especializado em estelionato eletrônico na modalidade conhecida como “golpe do falso advogado”.
A ação promoveu o sequestro de bens no valor aproximado de R$ 500 mil, no estado do Ceará. Ao todo, 12 pessoas foram presas.
Origem
As investigações começaram após uma vítima de Goiás informar ter sofrido prejuízo superior a R$ 452 mil em razão de golpe aplicado ao longo de aproximadamente oito dias. A investigação revelou a existência de múltiplos beneficiários, com rápida dispersão das transferências fraudulentas, evidenciando a atuação de uma associação criminosa estruturada e especializada nesse tipo de golpe, que age a partir de cidades da região metropolitana de Fortaleza e faz vítimas em todo o país.
As investigações identificaram um grupo criminoso estruturado, composto por diferentes núcleos de atuação: um responsável pelo contato inicial com as vítimas, simulando ser advogado ou profissional de confiança; outro, composto por integrantes que assumiam identidades fictícias de autoridades públicas para coagir as vítimas ao pagamento de sucessivas taxas; e, por fim, o grupo formado por pessoas que cediam contas bancárias para recebimento dos valores fraudados. Os investigados foram presos pelos crimes de estelionato/fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de capitais.
As investigações prosseguem.

























