
Ações ampliam acesso ao tratamento do câncer no SUS com medicamentos, cirurgias robóticas e reforço na radioterapia
O Governo do Brasil anunciou a chegada de 23 novos medicamentos para o câncer no SUS (Sistema Único de Saúde). A saber, o investimento previsto é de R$ 2,2 bilhões.
A proposta inclui novos remédios para diferentes tipos de câncer, cirurgias robóticas no SUS e ampliação de serviços ligados ao tratamento oncológico.
Segundo o Ministério da Saúde, os medicamentos devem atender cerca de 112 mil pacientes. Muitos desses tratamentos já tinham sido aprovados, mas ainda não estavam disponíveis para quem depende do SUS. Em alguns casos, a espera durava anos.
Novos medicamentos chegam ao SUS
Os novos remédios atendem pacientes com câncer de mama, pulmão, ovário, estômago, leucemia e outros tipos da doença.
Parte dos medicamentos será comprada pelo Ministério da Saúde e enviada aos estados. Outra parte será financiada pelo SUS por meio de centros habilitados em oncologia.
A chegada desses tratamentos muda a realidade de pessoas que não conseguem pagar pelos medicamentos na rede privada. Dependendo do caso, o custo do tratamento pode chegar a centenas de milhares de reais. Com a oferta pelo SUS, pacientes passam a ter acesso sem precisar assumir esse valor.
O governo informou que a oferta desses medicamentos representa aumento de 35% nos remédios oncológicos disponíveis na rede pública.
Ainda mais, outro ponto apresentado envolve a reconstrução mamária. O SUS vai ampliar o acesso ao procedimento para pessoas que passaram por mutilação total ou parcial da mama. Antes, o atendimento era ligado aos casos relacionados ao câncer. Agora, o serviço passa a atender outras situações.
Cirurgia robótica entra na rede pública
Vale mencionar que o SUS também vai financiar cirurgias robóticas para tratamento de câncer de próstata.
Segundo o Ministério da Saúde, o investimento previsto é de R$ 50 milhões. A expectativa é atender cerca de 5 mil homens.
Na prática, a cirurgia robótica permite que médicos tenham mais precisão durante o procedimento. Para os pacientes, isso pode representar menos perda de sangue e recuperação em menos tempo. O serviço passa a fazer parte da rede pública de forma permanente.
Além disso, outro projeto anunciado envolve a criação de uma rede de conexão entre unidades de saúde para realização de telecirurgias robóticas.
A iniciativa começa com parceria entre o Hospital de Amor, em Barretos, e uma unidade em Porto Velho. A proposta é permitir cirurgias com apoio remoto em áreas como urologia, ginecologia e câncer colorretal.
Além disso, o Hospital de Amor vai receber novos recursos para prevenção e tratamento do câncer. O local registra cerca de 600 novos casos infantojuvenis todos os anos e também participa de projetos ligados à pesquisa e formação de profissionais.
Radioterapia e diagnóstico ganham reforço
Durante o anúncio, o governo também confirmou a compra de até 80 aceleradores lineares para ampliar o tratamento de radioterapia no SUS.
Dessa forma, os aparelhos devem substituir equipamentos antigos e aumentar a capacidade de atendimento em hospitais do país.
As ações também incluem mutirões de saúde da mulher e atendimento em cidades afastadas por meio das Carretas da Saúde, com a realização de mais de 160 mil procedimentos.
Com isso, o SUS busca ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer em regiões onde faltam serviços especializados.
Com informações do Ministério da Saúde























