Início Economia Prefeitura de Goiânia formaliza mais de 500 pequenos negócios em julho

Prefeitura de Goiânia formaliza mais de 500 pequenos negócios em julho

Microempreendedores individuais são atendidos na Casa do Empreendedor - (Foto Edmar Wellington/Secom Goiânia)

As três unidades da Casa do Empreendedor oferecem  atendimento presencial gratuito que traz segurança e informação aos empreendedores durante a transição promovida pela Receita Federal do novo modelo de CNPJ alfanumérico

A Prefeitura de Goiânia, por meio das três unidades da Casa do Empreendedor, uma parceria com o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), já realizou mais de 500 atendimentos para abertura de Microempreendedores Individuais (MEIs) somente neste mês de julho, demonstrando o crescimento da procura pela formalização de pequenos negócios na capital.

Além da abertura e regularização de empresas, as unidades também estão orientando empreendedores sobre a implantação do novo modelo de CNPJ alfanumérico, criado pela Receita Federal para ampliar a capacidade de emissão de novos registros empresariais no país.

Alguns serviços prestados poderão sofrer interrupções temporárias até segunda-feira (27/7), em razão da implantação do novo modelo. A indisponibilidade ocorre em todo o país e afeta procedimentos que dependem diretamente da base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Durante esse período, ficam temporariamente indisponíveis serviços como abertura, alteração e baixa de empresas, inscrições e atualizações cadastrais, além de outros procedimentos integrados aos sistemas da Receita Federal. Os atendimentos de orientação aos empreendedores, esclarecimento de dúvidas e demais serviços não impactados pela migração continuarão sendo realizados normalmente pelas equipes das Casas do Empreendedor.

Combinações disponíveis

A implantação do CNPJ alfanumérico tem como objetivo ampliar a quantidade de combinações disponíveis para novos registros de empresas. A mudança será aplicada gradualmente e não altera os CNPJs já existentes, que permanecem válidos, sem necessidade de qualquer providência por parte das empresas já constituídas.

A prefeitura orienta os empreendedores que necessitem realizar procedimentos vinculados ao CNPJ a programarem seus atendimentos para após a normalização dos sistemas da Receita Federal. Em caso de dúvidas, as equipes das três unidades da Casa do Empreendedor permanecem à disposição para prestar orientações e oferecer todo o suporte necessário.

A mudança no formato do CNPJ será implementada de forma gradual. Os números atuais permanecem válidos e nenhuma empresa já constituída precisará alterar seu cadastro.  As equipes das Casas do Empreendedor estão preparadas para esclarecer dúvidas, orientar sobre o novo sistema e oferecer suporte aos empresários durante esse período de adaptação.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços, Adonídio Neto, destaca que as unidades foram estruturadas para facilitar a vida de quem quer empreender. “A Casa do Empreendedor facilita a vida, reduz distâncias, simplifica processos, traz mais eficiência e vários serviços num só lugar para quem deseja abrir, regularizar ou ampliar o negócio”, comenta.

Geração de emprego

De acordo com o prefeito Sandro Mabel, ampliar o acesso aos serviços de empreendedorismo é uma forma de incentivar a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico na capital. “É justamente por reconhecer a importância dos empreendedores que a prefeitura disponibiliza a Casa do Empreendedor em várias regiões da cidade. Quem deseja sair da informalidade, abrir um pequeno negócio ou expandir sua empresa encontrará aqui toda a assistência necessária para crescer com segurança”, destaca.

Além da abertura de MEIs, as Casas do Empreendedor oferecem serviços como abertura, alteração e baixa de empresas, emissão de certidões, parcelamento de débitos, declaração anual do MEI, orientações sobre licenciamento, acesso ao microcrédito e consultorias em parceria com o Sebrae, concentrando em um único local os principais serviços voltados aos pequenos empreendedores.

Todos os atendimentos são gratuitos e os empreendedores que tenham dúvidas sobre o novo CNPJ ou precisem abrir, regularizar ou expandir seus negócios podem procurar uma das unidades da Casa do Empreendedor. A iniciativa integra a política municipal de fortalecimento do empreendedorismo e de desburocratização dos serviços públicos, oferecendo atendimento especializado e mais segurança para quem investe e gera oportunidades na capital.

Onde encontrar as Casas do Empreendedor:

– Casa do Empreendedor I – Paço Municipal – Avenida do Cerrado, nº 999, Park Lozandes.

– Casa do Empreendedor II – Galeria Mangalô – Avenida Mangalô, nº 1.630, Sala GM08, Setor Morada do Sol.

– Casa do Empreendedor III – Shopping Centro Oeste Outlet – Avenida Independência, nº 3.512, 2º piso, Setor Central (Região da 44).