Início Política Prefeito Mabel vai reunir vereadores para esclarecer dúvidas sobre fundo imobiliário

Prefeito Mabel vai reunir vereadores para esclarecer dúvidas sobre fundo imobiliário

Prefeito Mabel planeja utilizar as receitas geradas pelo fundo para reduzir o déficit atuarial do GoiâniaPrev
Prefeito Mabel planeja utilizar as receitas geradas pelo fundo para reduzir o déficit atuarial do GoiâniaPrev - (Foto: Alex Malheiros)

Gestor afirma que imóveis sem utilidade pública poderão gerar receitas e ajudar a reduzir o déficit atuarial do GoiâniaPrev

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), afirmou, na última sexta-feira (11/9), que planeja reunir os vereadores da base para esclarecer dúvidas que pairam sobre o projeto do Fundo de Investimento Imobiliário (FII), proposta do Poder Executivo que permite que imóveis públicos sejam transferidos para um ou mais fundos mediante a integralização de cotas. A iniciativa tem como objetivo reduzir a ociosidade e os custos de manutenção dos imóveis, valorizar o patrimônio público e ampliar o potencial de geração de receitas para o município.

“Vou sim [convocar os vereadores da base]. Surgiu uma dúvida lá entre eles sobre quais os imóveis que vão ser colocados. Então nós vamos chamar a base sim para explicar. Porque quando você tem um fundo, você não tem que fazer uma lista de imóveis. É o fundo que vai determinar qual imóvel que serve. Quer dizer, o cara que vai conduzir o fundo vai dizer: aquele terreno serve para fazer um empreendimento assim, aonde a prefeitura vai ter um ganho com isso”, explicou o prefeito.

Questionado se há critério definido pela Prefeitura sobre metragem e localização dos imóveis que serão destinados para o Fundo Imobiliário, fator que tem gerado questionamentos por parte dos vereadores, Mabel explicou que o principal fator é “que ele não tenha mais utilidade pública”.

“O critério é, primeiro, seja de uso e que ele não tenha mais utilidade pública. O segundo critério é o que pode ser feito com ele, quanto rentabiliza para o município ou com a previdência. Tem que esses dois fatores sendo atendidos, se coloca dentro do fundo, se faz um negócio com aquilo, ele vira um patrimônio muito maior para o município e não acaba sendo aí doado de qualquer jeito ou invadido, como nós temos muitos terrenos invadidos. É uma proteção do patrimônio público, fazendo ele gerar riqueza”, explicou o prefeito.

Parte dos ativos ou das receitas geradas pelo fundo poderá ser destinada ao GoiâniaPrev, contribuindo para reduzir o déficit atuarial do instituto, que está estimada em cerca de R$ 12 bilhões.

O projeto já foi encaminhado pelo Poder Executivo à Câmara Municipal de Goiânia, onde já iniciou a sua tramitação.

Confira: